A estampa tropical na decoração é uma tendência que veio para ficar. Capaz de criar um clima divertido e encantador, esse estilo traz estofados diferenciados, papéis de parede temáticos, biombos e objetos decorativos que deixam o ambiente alegre e cheio de frescor. Mas, afinal, como usá-la na decoração?

Neste post, além de dicas, trazemos informações valiosas sobre como você pode usar a estampa tropical na decoração da sua casa, o que vai contribuir para adicionar mais dinamismo e charme ao seu lar. Confira!

Quais são os principais tipos de estampa tropical?

O estilo tropical pode ser bem abrangente e criativo, já que apresenta diferentes texturas e objetos que podem compô-lo. Para a estampa, a dica é encontrar aquela mais agradável e que vai ao encontro do seu gosto e do que você busca para o ambiente.

Ela pode combinar com os mais variados estilos, do country ao boho, passando até pelo glamour. Você pode escolher prints mais focados em plantas, em animais e até em algumas comidas típicas. Abaixo, listamos alguns dos principais tipos de estampas que você pode — e deve! — usar para criar uma decoração tropical:

  • plantas — folhagens, coqueiros, palmeiras, samambaias e flores;

  • animais — tucanos, araras e flamingos;

  • comidas — abacaxis, bananas e frutas cítricas.

Como usá-los na decoração da sua casa?

A maneira de usar a estampa tropical dependerá de qual objeto você escolherá para trazer o clima relacionado ao ambiente. Prefere um papel de parede estampado?

Então, decorar a casa com uma cor neutra, como bege, e adicionar a estampa tropical nas almofadas, harmonizando com objetos de madeira decorativos, pode ser uma ótima alternativa. Essa combinação traz elegância ao ambiente, sem perder o clima de frescor que se busca.

Roupas de cama, almofadas, poltronas, vasos, cortinas, quadros e pratos também são excelentes maneiras de levar o clima tropical para sua casa. Não tenha medo de soltar a criatividade e refinar sua decoração!

Embora sejam muito versáteis e estilosas, muitas vezes, as estampas tropicais ainda trazem dúvidas quanto à combinação com diferentes elementos. Para evitar problemas, procure explorar as estampas em pequenas peças e acessórios, como um quadro.

A partir dele, amplie sua decoração para outros itens e monte seu ambiente aos poucos. Assim, você garante uma decoração moderada, podendo acrescentar outras opções caso sinta vontade.

Além disso, você pode misturar as folhagens com outros elementos decorativos, como objetos rústicos — com acabamento em madeira. Isso porque as fibras naturais combinam muito bem com elementos mais leves. Apostar em uma persiana de bambu, por exemplo, e em um papel de parede tropical pode embelezar o cômodo.

Uma boa alternativa é escolher a cor principal da decoração e usar estampas que a tenham. Para o resto do espaço, basta trazer uma cor lisa complementar ou análoga — o branco, normalmente, traz um efeito muito bonito e elegante nas decorações.

De que maneira é possível combinar estampas e estilos?

Da mesma forma que combinar o estilo tropical com outros elementos na decoração pode gerar muitas dúvidas, fazer a combinação entre as estampas também causa hesitações. Isso porque é preciso evitar o exagero para não sobrecarregar o cômodo.

Como já foi apresentado, as estampas tropicais possuem uma versatilidade muito grande e podem ser exploradas em diversos acessórios. A dica aqui é escolher algum elemento em comum entre as estampas, como a cor, e prestar atenção na padronagem e na proporção.

O que você acha de utilizar o tapete como o principal elemento temático? Assim, basta acrescentar almofadas estampadas e pequenas plantas que tenham a cor escolhida para dar o toque final. Com isso, você cria uma decoração elegante e sem margem para erros.

A estampa tropical traz um clima descontraído e moderno para o ambiente, compondo uma decoração bela e sofisticada. Lembre-se de escolher aquelas que mais lhe agradam e combiná-las com outros elementos do cômodo, respeitando as cores e a proporção.

Então, gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato. Ficaremos felizes em ajudar!