A iluminação é um ponto importante na decoração. Embora nem todos lhe deem a devida atenção, ela tem funções bem definidas, como deixar o ambiente mais aconchegante, destacar móveis e objetos, criar um clima, entre outras. Uma boa iluminação valoriza o ambiente. As luminárias, então, são itens que concedem estilo e complementam a decoração.

Existem muitos tipos de luminárias. Podem ser de mesa, pendentes ou de piso. Conheça alguns modelos e como escolher a que melhor combina com cada cômodo da sua casa.

1. De teto

As luminárias pendentes, que ficam fixadas ao teto, são direcionais. Elas geralmente iluminam uma mesa ou aparador. Este tipo de luminária possui diversos formatos, podem ser arredondadas, quadradas (cubos), hexagonais, enfim, infinitas possibilidades. Estão em alta os modelos que misturam os estilos clássicos e modernos. Podem ser destaque não só na sala de jantar, mas também na de estar, no hall e nos corredores de casa. 

2. De mesa

As luminárias de mesa têm como principal função iluminar um canto escuro, mas elas são fundamentais ao lado de uma poltrona de leitura e na mesa do escritório, além de serem bastante decorativas. O abajur, que tem lugar cativo no criado-mudo do quarto, se encaixa nesta categoria e deixa o ambiente mais aconchegante. Sua vantagem é a mobilidade, já que pode ser mudado de lugar sem esforço.

3. De piso

As luminárias de piso foram feitas para decorar! Algumas são verdadeiras obras de arte. Combinam tanto com uma decoração moderna quanto mais tradicional e também servem perfeitamente para iluminar os cantos de uma sala de estar. Existem, entretanto, luminárias de piso para jardim, conhecidas como up-lights, que oferecem uma iluminação vertical a um caminho ou um banco, por exemplo. 

4. De parede

Com luz difusa, que pode ser projetada para baixo ou para teto, a luminária de parede é recomendada para as laterais acima da cama (pois pode ser direcionada para a leitura), hall, salas de estar e de jantar, com o objetivo de destacar um objeto ou caminho. Os modelos do tipo arandela se encaixam nesta descrição, como, por exemplo, a Mira. Versátil, pode ser usada também na mesa. 

5. Letreiros luminosos

Não são exatamente um tipo de luminária e se encaixam em mais de uma categoria (de parede e mesa), mas incluímos aqui para mostrar o quanto a luz pode ser decorativa. Trata-se de letras iluminadas por pequenas lâmpadas de LED. que podem ser aleatórias ou formar uma palavra, como “Paz”, “Amor” e o que você desejar. O mesmo modelo pode ser usado, também, em outros formatos igualmente decorativos, como cactos, árvores e setas. 

Como escolher a lâmpada?

Toda luminária precisa de uma ou mais lâmpadas, não é mesmo? A escolha deve levar em consideração o clima que se quer dar ao ambiente (quente ou frio) e a função da iluminação (para leitura, para cozinhar, destacar objetos, se maquiar etc).

Você pode escolher entre os tipos de lâmpadas: incandescente, fluorescente, LED etc. Cada um tem maior ou menor grau de economia. Em médio e longo prazo, as de LED são as mais econômicas, porque gastam menos energia e duram mais. Outra dica que podemos dar é que, antes de escolher os tipos de luminárias ideais para sua casa, você pesquise na internet para conhecer os modelos e tendências. 

Se você quiser conhecer os nossos produtos, veja a nossa seção “Para iluminar”, que tem lindas opções para todos os gostos!