Chegou a hora de comprar um sofá, o principal móvel de uma sala. Mas antes de entrar em alguma loja e mandar descer aquele modelo lindo, conceitual e que não passa no corredor do prédio, que tal conferir nossas dicas de como escolher um sofá?

São orientações que vão ajudar você a comprar um modelo adequado às suas necessidades, com uma cor que se integre ao seu ambiente e com medidas que cabem no seu espaço. Tudo para você ter conforto e beleza na decoração da sua sala.

Preparada para ser feliz de sofá novo? Então confira já o nosso post!

Veja como escolher um sofá

A hora de comprar um sofá novo é hora de ser feliz, não de ter dor de cabeça. Fique atenta às nossas dicas e evite cores que deixam o ambiente cansativo, tamanhos inadequados, manutenção difícil e o seu rico dinheirinho sendo jogado fora. Veja como mandar bem na sua compra já!

Meça antes de comprar

Tudo bem que você sempre sonhou com aquele modelo lindo, de canto de parede e que toma boa parte da sala de estar. Mas já se perguntou se ele passa na porta de casa?

A primeira regra é: não compre sem medir. Meça o espaço que você tem disponível, o tamanho das portas de casa — que vão permitir ou não que o sofá passe para o lado de dentro —, o tamanho do corredor do prédio e até o elevador.

Escolha o tamanho ideal 

Agora que você já tem noção do seu espaço, saiba que se suas paredes tiverem menos de 2,5 metros, o ideal é um sofá de dois lugares. Se ela for maior do que 2,6 metros, o modelo de sofá escolhido pode ser de três lugares ou mais.

Tenha em mente ainda que a medida de 90 cm de largura é ideal para oferecer conforto aos usuários da peça. 

Defina seu uso principal

Você quer um sofá para ver TV ou receber visitas? Gostaria de um modelo extensível para dar aquela dormidinha? Definir o uso principal do sofá é importante para saber exatamente qual densidade de espuma adquirir.

Sofás para áreas de TV pedem uma espuma mais macia, que oferece mais conforto, enquanto sofás para receber visitas requerem a espuma um pouco mais dura.

Escolha o modelo de acordo com o ambiente

Se você dispõe de espaço, o céu é o limite na hora de escolher o seu modelo de sofá: com três ou mais lugares, fazendo complementação com poltronas, optando por um modelo de canto de parede.

Agora, se sua sala é pequena, o ideal é comprar um modelo de dois lugares, sem braço para otimizar o espaço, ou com dimensões reduzidas.

Saiba qual é a cor ideal

O sonho de consumo de muita gente pode ser um lindo sofá branco, enorme, que será a estrela da sua sala. Mas, se você tem crianças ou pets, saiba que esse sonho vai durar apenas um dia, ou você vai enlouquecer com a manutenção tentando mantê-lo branquinho.

Para quem não quer um tom muito claro, mas também não quer radicalizar com um pretinho básico, as cores indicadas são o bege, hit durante muito tempo nas decorações, e tonalidades de cinza e azul — as queridinhas do momento.

São neutras, bonitas, combinam com quase todo tipo de decoração, e os tons longe do branco facilitam na hora da limpeza.

Mas isso não significa que a decoração de sua sala vai ser sem graça. Adicione cor com mantas, almofadas e mesinhas laterais descoladas.

Aplique as dicas e arrase na hora de comprar

Com as dicas certas de como escolher um sofá para a sua sala, você não tem como errar! Basta respeitar algumas medidas, funções, cuidar de sua manutenção com impermeabilização e ser muito feliz.

Depois, com a peça já em casa, brinque com cores e acessórios, como almofadas, e garanta um ambiente diferente todo dia. E se quiser saber mais sobre decoração de sofá e como ela muda uma sala!