De fato, os apartamentos estão cada vez menores, exigindo dos moradores que quebrem a cabeça para colocar tudo o que querem dentro deles. E um dos ambientes que dá mais trabalho nesse quesito é a cozinha, pois ela precisa comportar, no mínimo, uma geladeira, um fogão, a pia e armários para guardar utensílios e alimentos. 

Se esse é o seu caso, saiba que é possível otimizar o espaço, tornando-o funcional e bonito! Existem alguns truques que podem resolver a decoração de cozinhas pequenas, e nós vamos falar sobre isso neste post. Confira: 

Móveis planejados

O ideal para cozinhas pequenas é planejar os móveis — assim você consegue aproveitar melhor os cantinhos e todos os espaços até o teto, tendo certeza de que tudo o que precisa estará ao seu alcance.

Nesse caso, ao encomendar armários personalizados você pode optar por portas de correr, gavetões, mesas que ficam dobradas ou escondidas, entre outras soluções que ocupam pouco espaço. O importante é otimizar o espaço.

Posicionamento de eletrodomésticos

A vantagem de uma cozinha pequena é que tudo fica à mão, não é? A pia fica ao lado do fogão, que fica próximo à geladeira. Os três elementos geralmente formam um triângulo, que é bastante funcional.

Além disso, tente planejar móveis onde os eletrodomésticos menores, como forno elétrico, micro-ondas, liquidificador, batedeira etc., tenham um lugar definido. 

Aproveitamento das paredes

Há várias formas de aproveitar melhor o espaço da cozinha. Uma delas é instalar prateleiras nos vãos das paredes onde não há armários aéreos. Para isso, é importante que os objetos colocados ali não sejam apenas funcionais, mas decorativos também, pois ficarão expostos.

Aproveite para guardar bonitas porcelanas, bowls que cabem uns dentro dos outros e taças de cristal. Outra ideia é instalar ganchos para pendurar talheres, tábuas e panelas, além de ímãs para prender facas e objetos metálicos acima da bancada onde você costuma cortar os alimentos.

Suportes, prateleiras e organizadores

Para aproveitar o espaço interno dos armários, outro truque para a decoração de cozinhas pequenas é usar prateleiras e cestos de arame, que criam diversos níveis para colocar pratos, jogos americanos, latas etc.

Outra dica é prender sapateiras de plástico transparente atrás das portas e nas laterais de armários, para encaixar biscoitos, sachês de temperos e outros produtos pequenos. Além disso, suportes como porta-copos ou canecas na bancada ajudam muito, e ainda são decorativos.

Potes de vidro

Potes de vidro são bonitos, não transferem odor para os alimentos e ficam muito bem em qualquer decoração. Você pode guardar qualquer coisa dentro deles!

Então, posicione-os em prateleiras para armazenar temperos, grãos, biscoitos e diversos alimentos. Coloque neles uma etiqueta que indique o seu conteúdo e, se necessário, a data de vencimento. Chique e funcional!

Enfim, viu como não há mistério na decoração de cozinhas pequenas? Você pode começar hoje mesmo a decorar a sua! Lembre-se de que a organização é a chave para que ela pareça mais espaçosa.

Agora, se você gostou já decorou a sua cozinha e está tudo em ordem, que tal convidar os amigos para um jantar? Leia o nosso post com 4 dicas de como receber os seus convidados!