Este post começa com uma perguntinha para as anfitriãs: você já teve dúvidas de como receber convidados em casa de forma espontânea e agradável? Aposto que sim, não é mesmo? Pois não se preocupe! Você não é a única a passar por isso.

Existe um ditado que diz: “receber bem é uma arte”. Mas, cá entre nós, não chega a tanto. Receber bem é criar uma experiência marcante, que deixe seus convidados confortáveis e permita que você desfrute do momento. Para isso, basta um bom planejamento e alguns cuidados. 

Este post trará para você 4 dicas infalíveis de como receber convidados e arrasar na sua confraternização. Confira e tire de letra esse desafio!

1. Planeje o evento

O primeiro passo é definir os convidados. Lembre-se: o número de pessoas deve ser adequado ao espaço disponível. Todos precisam se sentar e circular confortavelmente.

Você deverá também pensar na formalidade da ocasião. Isso faz toda a diferença nos preparativos, principalmente no cardápio e em como os convidados serão servidos.

Aliás, tenha atenção na escolha dos pratos: verifique se alguém possui alguma restrição alimentar e ofereça alternativas. A refeição principal não será feita na mesa? Então prefira alimentos que dispensem um apoio firme ou o uso de facas — como alguns tipos de carne.

Pense no que será mais prático para você servir, de acordo com suas habilidades na cozinha, tempo e orçamento. Na hora da preparação, imprevistos nunca são bem-vindos! O indicado é que sejam oferecidas opções de entrada, prato principal, sobremesa e bebidas. 

2. Prepare o ambiente

Uma casa limpa e organizada é o cartão de visitas para uma boa impressão dos convidados. Além disso, a atmosfera deve ser propícia para a descontração entre eles. Se for preciso, reposicione os móveis e use as mesinhas de canto e centro como apoio. 

A mesa de jantar merece capricho na escolha da toalha e na disposição do jogo de jantar. Use sua criatividade e mescle louças diferentes, caso você não tenha a quantidade certa de peças — de preferência, uma neutra e uma colorida.

Os pequenos arranjos de flores e velas dão um toque elegante e delicado tanto na mesa quanto no resto do cômodo.

É importante que você defina onde serão servidas as refeições, se em um apoiador — estilo buffet — ou na mesa, para organizar a circulação das pessoas. 

As bebidas podem ser oferecidas em uma mesa auxiliar, ao lado de copos e balde de gelo. Essa também é uma boa alternativa para a sobremesa e o café. Dessa forma, você distribui melhor o fluxo dos convidados.

No lavabo, deve sempre haver uma toalha de mão limpa, papel higiênico e sabonete líquido. Esse ambiente ganha um charme extra com flores, sabonetes decorativos e aromatizadores. 

3. Escolha os utensílios certos

Uma maneira de impressionar seus convidados é ser criativo na escolha dos utensílios. Eles expressam a sua identidade e deixam o ambiente bonito e descontraído.

Existe uma série de itens em que você pode investir sem gastar muito: petisqueiras e bowls, suportes para guardanapos, porta-copos, identificadores de taças, champanheira, balde de gelo, tábuas para frios, palitinhos para petiscos e cinzeiros — caso haja fumantes.

4. Crie o clima perfeito

Com os preparativos prontos é hora de colocar um som ambiente e uma iluminação aconchegante. Avalie se a temperatura está agradável e o cômodo, arejado.

Se for receber crianças, separe um local para elas se entreterem, assim, os pais poderão conversar tranquilamente.

É atencioso receber os convidados na porta e acomodá-los. Nesse momento, ofereça uma bebida e mostre delicadamente onde estão os petiscos. 

Ah! Não se esqueça de fazer as reposições quando necessário e de ficar atenta ao tempo de preparo do prato principal. 

Pronto! Com tudo planejado é hora de curtir! Além dessas dicas valiosas de como receber convidados, lembre-se de conversar com todos, divertir-se e relaxar! Afinal, uma anfitriã tensa não é nada agradável, concorda?

Se você gostou deste post e quer conhecer mais dicas como essas, siga nossa página no Facebook!