Um dos grandes baratos de se ter uma casa novinha e recém-decorada é poder receber os amigos nesse ambiente aconchegante e mostrar um pouco do seu estilo.

E, quem tem estilo na hora de decorar, vai querer ter a mesma elegância e requinte para receber. Mas se você tem alguma dúvida sobre o assunto, nós vamos lhe ajudar a montar uma mesa de jantar dos deuses — seja lá qual for o menu —, e a deixar seus convidados impressionados.

Continue lendo este post sobre como montar mesa de jantar e copie nossas dicas para arrasar!

Por que receber bem?

Além de mostrar que tem estilo, receber bem significa que você tem zelo e carinho pelo seu visitante, que se empenha para que ele se sinta à vontade e especial na sua casa. Portanto, se estiver esperando visita para jantar, prepare-se para encantar com as melhores louçastalheres e acessórios.

Como montar mesa de jantar?

1. Monte a mesa de acordo com a ocasião

Fique atento na hora de montar a sua mesa para que ela seja charmosa e útil de acordo com a ocasião. Se for organizar um almoço ou jantar, escolha uma louça adequada para o momento, utilize sousplat — eles evitam que alimentos caiam sobre a toalha e que ela fique vazia na troca de pratos —, e tenha atenção para que os copos dos seus convidados nunca fiquem vazios.

2. Crie um tema para a decoração

Se você estiver planejando uma noite de pizza, invista em uma decoração com toalhas quadriculadas, louças coloridas e arranjos divertidos para criar um clima de cantina italiana. Tenha a mão ainda guardanapos estilosos e muitas taças para servir vinho.

Agora, se a ocasião em questão for um churrasco, faça uma mesa temática, invista em um cantinho da caipirinha e em acessórios charmosos e descontraídos.

3. Tenha cuidado com os excessos

Organizar um evento não significa tirar toda a prataria do armário — como se dizia antigamente. Significa receber bem, mas usar apenas o que for necessário e adequado para a ocasião.

Um churrasco dificilmente precisará de taças, já que comumente nessa ocasião se consome cerveja ou caipirinhas. Também deixe os pratos mais “arrumadinhos” para ocasiões mais elaboradas e intimistas. Nem menos, nem mais, apenas o adequado e o suficiente.

4. Organize os itens de acordo com o uso

Se você for fazer um almoço ou jantar mais arrumado e elegante, organize sua mesa de acordo com o uso das peças por seus convidados: coloque um prato no centro, garfo à esquerda, facas à direita com cerdas voltadas para dentro, colher de sobremesa acima do prato, copo acima e à direita e guardanapo no centro do prato ou ao lado do garfo.

Como decorar o ambiente?

Agora que você já sabe como organizar a decoração da mesa do seu evento, pense também na decoração do seu ambiente. Aposte em velas para ocasiões mais intimistas, por exemplo. Flores sempre são uma boa pedida, assim como acessórios temáticos quando a ocasião permitir: tolhas quadriculadas para uma noite de pizza, tábuas de madeira para churrasco e bowls com flores ou velas para dar aquele clima especial, e por aí vai.

Como vimos, montar mesa de jantar não é difícil. É preciso apenas entender a tônica do evento, saber exatamente o que você vai precisar para receber e deixar a criatividade rolar.

Gostou das nossas dicas de decoração? Então que tal assinar a nossa newsletter e ficar sempre atento às novidades?