Você já parou para pensar sobre espelhos decorativos para a sala? Pois saiba que esse é um assunto muito interessante quando falamos sobre os benefícios que uma boa decoração pode trazer para os ambientes e, principalmente, para os moradores.

Para conhecer melhor as vantagens do uso de espelhos decorativos, continue acompanhando este artigo e aproveite para colocar em prática nossas sugestões.

Uso de espelhos na decoração

Certamente você já ouviu falar que espelhos ajudam a ampliar ambientes, mas essa é apenas uma das possibilidades que esse objeto pode trazer para a decoração. 

Nem sempre é preciso escolher um espelho apenas por necessidades mais técnicas, afinal esse objeto é bastante utilizado para compor uma boa decoração de espaço — até mesmo podendo fazer parte de uma composição de quadros.

Também podem ser usados em locais específicos para destacar a iluminação ou até mesmo para ajudar a deixar um ambiente mais iluminado através de seu reflexo.

Espelhos decorativos para a sala e suas vantagens

Mas, afinal, quais são as vantagens de usar espelhos na sala? Veja abaixo algumas delas e também dicas valiosas para que você consiga definir o melhor tipo de espelho para a sua casa.

Podem ampliar ambientes

Morar em apartamentos pequenos não precisa significar que você vai sempre se sentir desconfortável com a sensação de pouco espaço e aperto, e os espelhos são ótimos aliados nesse tipo de situação. Isso porque, como já falamos, usar espelhos corretamente pode ajudar a ampliar os ambientes.

Para conseguir transmitir a ideia de que uma sala pareça maior do que ela realmente é, invista em aplicar um espelho bem grande, que ocupe boa parte da superfície da parede — de preferência do chão ao teto. Assim o ambiente dobra de tamanho visualmente e adquire profundidade.

Podem diminuir ambientes

O contrário também é possível: caso você tenha um espaço que seja muito grande e não esteja ocupado com muitos móveis e objetos de decoração, usar espelhos pode ser útil na tarefa de deixar o ambiente mais acolhedor e aconchegante. 

É possível reduzir visualmente a perspectiva do local com o uso de espelhos com vários recortes ou com uma inclinação que diminua o ângulo do espelho em relação ao chão.

Trazem sofisticação e funcionalidade

Atualmente é possível encontrar espelhos com grande variedade de molduras e formatos. Por esse motivo, é cada vez mais fácil usar esse objeto como um elemento decorativo de destaque, que pode agregar bastante sofisticação ao ambiente.

Outra vantagem é explorar o lado funcional que essa peça pode trazer para o lugar, e uma boa opção é escolher um modelo para deixar próximo da porta de sua casa — assim você pode sempre dar aquela última conferida no visual antes de sair.

Clareiam o ambiente

Alguns espaços acabam sofrendo com a falta de iluminação natural, seja por terem janelas pequenas ou por não receberem luz externa, então usar espelhos pode ser uma boa solução para ampliar a claridade nesses locais. 

Nesses casos a ideia é posicionar o espelho na parede oposta à janela, para que a luz seja refletida dentro do ambiente. Também é possível fazer o mesmo processo com a iluminação elétrica e planejá-la levando em consideração o uso dos espelhos. Posicionando os pontos de luz estrategicamente, o resultado será um lugar muito mais iluminado.

Deixam o espaço mais aconchegante

Além de funcionarem perfeitamente para proporcionar efeitos visuais, os espelhos podem ser excelentes peças decorativas e ajudam, também, na tarefa de deixar um ambiente mais aconchegante.

A principal forma de conseguir esse resultado é apostar na junção de uma boa iluminação com a capacidade refletora dos espelhos, investindo em peças que estejam posicionadas abaixo de spots de luz, para que o feixe luminoso seja destacado, ou até mesmo em espelhos com iluminação embutida.

Outra dica para aumentar a sensação aconchegante no ambiente é escolher espelhos com molduras metálicas, principalmente em bronze ou douradas.

E então, gostou de conhecer as vantagens de usar espelhos na decoração? Agora que você já sabe porque usar espelhos decorativos para a sala, que tal aprender 4 ótimas dicas de como receber convidados em casa? Aproveite!