Decoração de casa nova é um desafio muito prazeroso e empolgante. Afinal, é a sua grande chance de deixar o seu lar do jeitinho que você sempre sonhou.

Ao mesmo tempo, pode pintar aquele friozinho na barriga, um medo de errar nas escolhas. Por isso, o ideal é começar a planejar a decoração nos meses que antecedem a mudança, para que você tenha tempo de pensar com cuidado nos detalhes.

E para lhe ajudar a ter sucesso nessa tarefa, separamos 5 dicas essenciais de decoração de casa nova. Confira!

1. Busque inspiração

Decorar um apartamento pode ser uma experiência estressante para leigos. Muitas vezes, não sabemos nem por onde começar. Portanto, a primeira dica é contar com uma grande aliada nessas horas: a internet.

Pesquise nas redes sociais (Pinterest e Instagram), em blogs, sites e e-commerce especializados. Existe uma infinidade de ambientes decorados, produtos e ideias para você se inspirar, além da possibilidade de comprar online.

Pense, ainda, na possibilidade de doar aquilo que não é mais usado — principalmente se estiver se mudando para um apartamento menor — e combine novas aquisições com o que você escolher levar. Essa é uma ótima maneira de revigorar ambientes. 

2. Aposte no seu gosto pessoal

As fontes de inspiração ajudam bastante nas escolhas, mas é fundamental que o estilo do casal seja respeitado. Afinal, como dissemos, essa é a chance de colocar em prática seu sonho de construir um lar perfeito para vocês.

Existe uma grande diversidade de estilos para decorar os ambientes: romântico, rústico, vintage, contemporâneo, minimalista e até mistura de composições. Muitas vezes, você se encantará por vários deles. Nessa hora, é essencial avaliar qual se encaixará à personalidade de vocês e trará maior comodidade ao dia a dia. 

3. Valorize o conforto e a praticidade

Existem opções práticas e acessíveis para deixar os cômodos lindos e confortáveis. Paredes pintadas em tonalidades diferentes ou revestidas com texturas, papéis de parede ou painéis de madeira são soluções relativamente simples, que criam contrastes sofisticados, trazem aconchego e transformam qualquer espaço.

Outra ideia interessante é investir em um mobiliário clean e dar vida ao ambiente com a decoração criativa — almofadas, cortinas, quadros, utensílios, tapetes, entre muitas outras opções. 

A grande vantagem dessa solução é que você pode mudar a decoração sempre que enjoar (e a um custo reduzido), basta trocar esses elementos. Assim, você prioriza gastar mais com itens de conforto — cama, sofá e eletrodomésticos, por exemplo.

4. Invista na iluminação

Aproveitar a luz natural ajuda a economizar energia e é muito agradável, mas não deixe de usar as luminárias para, quando escurecer, criar espaços muito charmosos. Isso faz toda a diferença em uma decoração de casa nova!

Os spots, pontuais ou em trilhos, os pendentes, os lustres, as arandelas e as luminárias de piso valorizam peças de decoração, criam microambientes (o cômodo parece maior) e efeitos de luz e sombra incríveis. Além disso, a luminosidade adequada favorece as tarefas do dia a dia e o descanso. 

Um cuidado importante: se você escolher rebaixar o teto em forro de gesso para aproveitar esses recursos de iluminação, faça esse serviço antes de se mudar e preserve seus móveis do pó e da sujeira.

5. Priorize alguns cômodos

Mudar de casa, normalmente, envolve muitos gastos e pode ficar difícil investir em todos os cômodos de uma vez. Por isso, priorize aqueles de uso frequente ou de acordo com seus hobbies e atividades diárias.

Por exemplo, se você tem o hábito de cozinhar, não pode faltar uma cozinha agradável e completa. Se trabalha em casa, dê atenção ao home office. Se diverte com filmes ou recebe amigos? Capriche na sala de estar! 

Ah, e nunca se esqueça do quarto! Ali deve ser o lugar preferido do casal, concorda?

Com certeza, decoração de casa nova é uma oportunidade perfeita para você esbanjar originalidade e carinho em cada cantinho do seu lar. E como vimos, não precisa gastar uma fortuna para conseguir o efeito que o casal deseja. O segredo é usar a criatividade, escolher os itens certos e buscar aprender sempre, como você está fazendo agora.

E aí, qual foi a dica que você mais gostou? Ainda está com alguma dúvida? Conte nos comentários!