decoração de uma casa é algo pessoal, que diz muito sobre quem mora no espaço e seus gostos estéticos. No entanto, para construir um ambiente harmônico, que atenda às expectativas, é preciso conhecer alguns conceitos e estilos, como decoração clássica, minimalista e contemporânea.

Além desses estilos com características bem definidas, há também as tendências que surgem todos os anos. Mas para quem prefere apostar em uma decoração que nunca sairá de moda, marcada pela elegância e sofisticação, a melhor dica é optar pelo estilo clássico.

Ambientes clássicos são aconchegantes, refinados e podem ser compostos com um mix de materiais nobres que valorizam todos os detalhes. Neste post, listamos algumas dicas essenciais para você usar a decoração clássica a seu favor!

Conheça a fundo o estilo escolhido

O primeiro passo para acertar a decoração da sua casa é se familiarizar com o estilo escolhido. Assim, você terá mais certeza sobre o que gostaria de incluir em cada espaço e também seus detalhes, como tipo de mobiliário, paleta de cores e objetos de decoração.

De maneira geral, o estilo clássico é escolhido por quem deseja compor uma casa com uma decoração que funcionará por muitos anos. Outra característica marcante é o requinte inspirado nas arquiteturas romana e grega, resultando em ambientes delicados e de muito bom gosto.

Invista em materiais sofisticados

A decoração clássica não permite exageros, mas uma combinação harmônica entre diferentes matérias-primas e elementos. Um dos materiais mais usados nessa linha é a madeira, tanto tonalidades neutras como cores escuras, como o mogno e nogueira, por exemplo.

A madeira pode e deve aparecer nas mesas, cadeiras, poltronas, mesas laterais e de centro, portas e até mesmo nos painéis. Mas atenção, nem tudo precisa ser feito com o mesmo material, é preciso buscar um equilíbrio de texturas, cores e matérias-primas.

Outra dica interessante é investir também nas pedras, principalmente no mármore. Inclusive, as pedras harmonizam muito bem com a madeira, podendo aparecer não apenas nas salas, mas também na cozinha e banheiros.

Preste atenção nas cores

Normalmente, a paleta de cores usada na decoração clássica segue a linha dos tons pastel. Porém, essas tonalidades suaves são sempre complementadas por outras mais intensas, como o azul-marinho, verde e dourado.

Estampas variadas como florais e listras também caem muito bem, seja no papel de parede ou mesmo nos tecidos que compõem almofadas, poltronas, sofás e cadeiras. Para não exagerar, sempre priorize a neutralidade e deixe as cores intensas em alguns pontos de destaque.

Escolha bem os detalhes

A decoração não envolve apenas a escolha de móveis, cores e estampas para as paredes. É preciso também pensar nos detalhes que significarão personalidade. Obras de arte garimpadas em antiquários, cristais, livros, arranjos florais e porta-retratos são elementos que não podem faltar em uma casa clássica.

E para quem não dispõe de espaços amplos, a dica é usar e abusar dos espelhos, que combinam com todos os tipos de decoração e ajudam a criar uma sensação de amplitude nos cômodos menores.

Na dúvida sobre o que comprar ou não para incluir no seu ambiente clássico, procure sempre investir naquelas peças atemporais, que serão sempre consideradas elegantes em qualquer época.

E se você gostou dessas dicas sobre decoração clássica, aproveite para assinar nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos do blog!