A decoração de apartamento pequeno é, muitas vezes, um desafio. Felizmente, existem excelentes recursos para deixar sua casa linda e prática, mesmo quando o espaço é reduzido. 

Para decorar cômodos menores, o importante é manter o foco em organização e funcionalidade. Por isso, aproveitar cada cantinho e cada elemento decorativo é fundamental. 

Quer saber como? Este post mostrará alguns segredos infalíveis para deixar os ambientes da sua casa aconchegantes e funcionais. Acompanhe!

Livre-se do que não tem utilidade

É hora de praticar o desapego! Nada de ficar guardando aquilo que você não usa há anos! Esse é o mandamento número um na decoração de um apartamento pequeno.

Dê uma geral, venda ou doe o que não tem mais utilidade para você, e jogue fora o que merecer ir para o lixo. 

Invista nas cores certas

As cores claras transmitem a sensação de um espaço maior. Porém, não precisa se apegar somente ao branco! Use tons off-white e pastel, nude e texturas suaves. Mesmo em tons neutros, não abra mão dos contrastes — eles são essenciais para o charme do ambiente. 

Dê preferência para um mobiliário minimalista. Para trazer cor e vida, você pode optar pelas plantas — escolha espécies adequadas — e investir nos elementos criativos para personalizar sua casa.

Os recursos de iluminação também valorizam o espaço e criam a sensação de vários microambientes em um. Para isso, você pode utilizar spots direcionados, trilhos de luminárias e pendentes.

Planeje os ambientes

Cozinha 

Pensando na praticidade, os itens de uso rotineiro devem ficar onde seja fácil encontrá-los . Guarde-os sob as bancadas e em gavetas. Já os utensílios pouco usados podem ficar nas partes superiores. 

Além disso, que tal substituir o fogão por um cooktop? Ou ainda, seu liquidificador por um mixer? 

Existem produtos compactos — forno de micro-ondas, forno com a função grill, máquina de lavar louças, por exemplo — que permitem ganhar espaço sem perder a praticidade. 

Embuti-los nos armários contribui para a organização. Invista também nos suportes de utensílios e temperos fixados na parede. Além de serem super práticos, dão um toque final na decoração!

Área de serviço

Se não houver espaço para um armário de vassouras, os ganchos atrás da porta são uma alternativa viável e barata. Coloque os produtos de limpeza em armários ou prateleiras sobre o tanque e a máquina de lavar roupa.

Aliás, avalie se a máquina não pode ser substituída por uma menor, que possa, inclusive, ser fixada na parede.

Já a tábua de passar pode ser instalada na parede e recolhida quando não estiver em uso.

Quartos e sala

Planeje os armários de acordo com suas roupas e calçados. Por exemplo, deixe um nicho para peças longas e avalie quantas gavetas e prateleiras você precisará para as peças íntimas e pequenas. As sapateiras também ajudam na organização.

Você pode usar ganchos nas portas para dependurar bolsas, lenços, gravatas e vários outros acessórios. Assim, ganha espaço dentro do armário. Aliás, a cama também pode contribuir para isso: escolha um box baú ou com gavetas. 

Os painéis para TV suspensa são excelentes para liberar área nos móveis.

Aquele computador antigo pode dar espaço a um notebook. Assim, você pode usar um único móvel como escrivaninha e penteadeira.

Banheiro

Esse cômodo normalmente é pequeno, mas precisa ser organizado, certo? Um armário com portas espelhadas de correr é uma ótima opção, além de nichos nas paredes, prateleiras ou suportes no box.

Tenha peças coringas

Pufes e banquetas são muito úteis, pois podem ser usados como mesa de canto, criado-mudo, apoio para calçar e assentos extras para visitas! 

Inclusive, nesses momentos, ajuda muito ter em casa uma mesa ou bancada com extensor — especialmente em cozinha tipo americana.

As estantes vazadas e os apoiadores são ótimos recursos para setorizar ambientes integrados e ainda manter sua amplitude. 

E, não se esqueça: para garantir a originalidade e identidade do seu lar, invista na decoração criativa! A internet é uma ótima ferramenta para encontrar lojas que trabalham com esse conceito.

Com essas dicas, a decoração de apartamento pequeno fica muito mais fácil! Se você gostou deste post e quer aprender mais sobre o assunto, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram!