Encontrar a decoração perfeita para o apartamento é um grande desafio, não é mesmo? Conseguir conciliar o espaço pronto com outros objetos e detalhes e, ainda, ter um bom custo-benefício pode ser difícil, mas não é impossível! Você já ouviu falar da decoração vintage?

Ela se apresenta como uma excelente alternativa para criar um espaço moderno e eficiente, cada vez mais procurada por arquitetos e designers para montar um ambiente aconchegante e convidativo.

Para isso, é preciso encontrar móveis e objetos de qualidade que tenham entre vinte e cem anos, misturar a paleta de cores e combinar elementos novos com os atuais. Neste post explicamos cada uma dessas dicas para você investir de uma vez por todas na decoração vintage. Confira!

Escolha os móveis certos

A alma do estilo vintage é a expressão da sua personalidade através dos móveis e da harmonia das cores no ambiente. O mobiliário garante versatilidade e facilidade para combiná-los com outros elementos presentes, já que eles são o ponto de destaque, trazendo a nostalgia e o aconchego dos anos 50, 60 e 70.

Além disso, a escolha pode ser feita em feiras livres e antiquários, ampliando as possibilidades de encontrar peças legais e repletas de histórias com um excelente custo-benefício. É preciso tomar cuidado, no entanto, na conservação do mobiliário e no processo de restauração que ele passou para que você não tenha prejuízos, ok?

Por fim, uma excelente dica é investir em móveis, como penteadeiras, mesa de centro feita de madeira, estantes com arabescos e baús. Esses são detalhes que fazem toda a diferença no ambiente vintage.

Procure itens de decoração com ar de nostalgia

Além dos móveis citados, é muito importante pensar na combinação entre os elementos e os itens de decoração. Com isso, você garante um ambiente cheio de criatividade, trazendo aconchego e conforto para o seu lar.

Atualmente, os elementos que remetem à antiguidade são os papéis de parede, os detalhes geométricos e os quadros. Abaixo, separamos cada um deles para você se inspirar. Confira!

Papel de parede

Atualmente, os papéis de parede servem muito bem para misturar os elementos modernos com o vintage, roubando a cena em uma decoração. Os modelos alaranjados e marrons, com desenhos característicos, são facilmente encontrados e trazem o toque antigo com sutileza.

Ainda, uma ótima alternativa é apostar em grandes estampas floridas, combinando com as tonalidades do ambiente e harmonizando-o com um piso de madeira ou porcelanato, por exemplo.

Detalhes geométricos

Muito presentes no estilo minimalista, os detalhes geométricos tomaram conta das decorações modernas e são muito bem articulados com o estilo vintage, montando um ambiente único.

Uma excelente forma de inseri-los na decoração, é utilizá-los no papel de parede ou em pequenos objetos com formato geométrico, criando uma composição diferenciada que exprime a sua personalidade.

Quadros e placas

Hoje em dia, é muito comum encontrar molduras, quadros e placas que tragam elementos das décadas passadas, como Charles Chaplin e Marilyn Monroe. Investir nesses itens é uma excelente forma de trazer o estilo para dentro de casa.

Você pode – e deve! – investir em objetos coloridos que combinem entre si. Por exemplo, uma cozinha vintage pode ter eletrodomésticos coloridos que combinem com uma composição de quadros no mesmo estilo, harmonizando a modernidade com a antiguidade.

Preste atenção nas cores

Assim como os móveis são importantes para na decoração vintage, as cores surgem como protagonistas da decoração. Para investir no estilo, é preciso considerar a paleta de cores a serem utilizadas, já que elas ativam a memória e remetem aos tempos passados, trazendo a sensação de aconchego tão esperada.

Nesse sentido, você pode criar um ambiente charmoso e delicado utilizando o azul-claro em harmonia com o rosa bebê, ambos em tons pastéis. Além disso, o verde-claro, as cores alaranjadas e o marsala são excelentes tonalidades que revelam muito bem o estilo.

A decoração vintage é uma excelente forma de trazer objetos e detalhes que exprimam a sua personalidade, além de apresentar um excelente custo-benefício e ser fácil de fazer. Lembre-se de seguir todas as dicas para montar o seu lar com perfeição!

E então, gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo, ficaremos felizes em ajudar!