Você sabe como decorar uma sala de estar de maneira estilosa e confortável? Se pensa que criar o ambiente dos sonhos é uma tarefa cara e complicada, vai se surpreender! Com alguns cuidados, é possível arrasar na decoração desse espaço.

A sala de estar é o cômodo preferido por muitos, já que ali são recebidas as visitas e compartilhados momentos de descontração e descanso entre a família. Por isso, ela deve respeitar o estilo e o gosto de todos da casa, além de ser convidativa aos que chegam.

Com as 5 dicas incríveis a seguir, você não terá mais dúvidas de como decorar uma sala de estar. Confira!

1. Escolha as cores

Alguns cuidados são importantes na hora de definir os tons do ambiente. O primeiro deles é considerar a dimensão do cômodo. Espaços pequenos pedem cores claras para gerar a sensação de maior amplitude. 

Além disso, por se tratar de um espaço de convívio, vale a pena investir em tons neutros nas paredes em geral e deixar o contraste por conta do mobiliário e das peças decorativas. Dessa forma, você não deixa de personalizá-lo, mas garante a neutralidade.

2. Acerte no mobiliário

Os móveis nesse espaço cumprem algumas funções importantes: criar a estética e o aconchego, além da organização. Antes de mais nada, confira as dimensões do cômodo. Afinal, a livre circulação é importante para a sua praticidade. 

Um painel para TV, uma estante ou um rack planejados são soluções eficientes para um melhor aproveitamento do espaço. Os nichos e prateleiras também colaboram para essa função. A madeira e o MDF são os materiais mais utilizados e contribuem para a sensação de conforto. 

Vale a pena explorar a sua criatividade na escolha do sofá, seja investindo em um tom vibrante, seja optando por um modelo futon, por exemplo. Você pode, ainda, incluir poltronas e pufes — que substituem muito bem as mesinhas de apoio em espaços reduzidos.

3. Aposte nas almofadas e nos tapetes

Esses elementos são essenciais na decoração, principalmente, se você preferir paredes e estofados neutros. Além de trazer conforto, eles são peças coringas para criar contrastes e personalizar o ambiente.

Existem inúmeras opções de almofadas — lisas, estampadas e texturizadas — em diferentes tamanhos. Optar por capas removíveis e laváveis é uma alternativa prática para o dia a dia e ainda permite renovar a decoração de maneira econômica.

Já os tapetes devem ser confortáveis e sintéticos, se houver alérgicos na casa. Fique atenta à dimensão, pois, por mais que não deva ocupar todo o piso, para maior elegância e segurança, deve trespassar 20 cm por debaixo do sofá. As fitas adesivas para fixá-los no chão também são recomendadas.

4. Invista nas paredes

As cores neutras podem ser a opção mais segura para as paredes, mas isso não significa monotonia! Que tal investir nos papéis de parede? A instalação é prática e econômica e existem opções diversas entre texturas, listras e detalhes em alto-relevo.

Outra forma de imprimir seu estilo é por meio da composição de quadros. Essa é uma tendência contemporânea e oferece uma enorme variedade de modelos. Sua sala ficará incrível, pode apostar!

5. Não se esqueça da iluminação

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que a iluminação adequada garante conforto e funcionalidade. O ideal é criar pontos distintos de luz e controlá-los conforme o momento. 

A luz amarela é a mais indicada para o conforto, por isso, ela pode ser usada para a iluminação geral, por meio de um lustre ou plafon. Os spots são ótimos para focos — úteis para as mesas, estantes ou destacar peças decorativas e quadros. 

Aproveite ao máximo a luz natural no dia a dia — excelente para a leitura e para tarefas manuais. E não se esqueça da cortina, para garantir os momentos de aconchego.

Viu como decorar uma sala de estar não é uma missão tão difícil? Se você quer mais dicas fantásticas para a decoração da sua casa, siga a gente no Facebook e no Instagram!