Você sabia que uma das principais tendências contemporâneas de decoração é a wall art? Isso mesmo! Saber como escolher quadros e montar composições criativas é uma alternativa para criar ambientes espontâneos e exclusivos em sua casa.

Os quadros sempre foram itens valorizados na decoração por trazerem personalidade e estilo. Muitos deles são peças de arte caríssimas, inclusive. A boa notícia é que não é necessário fazer esse tipo de investimento para criar composições elegantes e/ou descontraídas.

O segredo está na criatividade e em alguns cuidados para harmonizar e equilibrar o estilo das peças. Pensando nisso, este post trará algumas dicas infalíveis de como escolher quadros e arrasar na composição! Confira!

Avalie a decoração existente

A escolha dos quadros é o último passo na decoração de um cômodo. Essa ordem é importante para que você consiga avaliar o mobiliário existente, o estilo e as cores predominantes para harmonizar os elementos.

Em um ambiente minimalista ou neutro, vale a pena optar por quadros com uma leitura mais contemporânea, tanto na imagem quanto na moldura (reta). Invista em impressões, pôsteres, mensagens, fotografias e artistas modernos, por exemplo.

Já as pinturas a óleo, com molduras rebuscadas, são indicadas para ambientes clássicos.

É fundamental que você crie contrastes de cores entre a parede, o mobiliário e os quadros. Isso traz vida ao ambiente. Onde as cores neutras predominam, prefira as composições vibrantes, que impeçam qualquer monotonia.

Pense na mensagem

Cada ambiente deve transmitir uma sensação, por exemplo, no quarto e no corredor é importante valorizar a intimidade e a tranquilidade. Já o home office e a sala de estar são ótimos locais para expor seus hobbies.

Nas salas de visitas, jantar e no hall de entrada é interessante irradiar acolhimento e descontração. A elegância também é muito bem-vinda.

Em cozinhas e espaços gourmet, pode-se evidenciar elementos específicos desses locais e, ainda, adicionar pitadas de humor. Aliás, ícones cômicos ficam super descontraídos em banheiros!

Respeite a proporção dos elementos

Considere as dimensões das paredes para escolher a composição. Formas horizontais se adaptam melhor a paredes largas, já as verticais, a superfícies estreitas. Avalie também se a quantidade de quadros está proporcional à área.

Pense no local com a visibilidade que você deseja. Não há regras de posição para instalar sua composição, mas se você quiser favorecer o observador, o ideal é que o centro dela fique a 1,60 m do chão.

Outro recurso charmoso é apoiar os quadros em prateleiras, móveis e, até mesmo, no chão. Não se esqueça: a sua criatividade é o limite!

Na dúvida, faça testes

Faça tentativas até conseguir o resultado perfeito! Posicione os quadros no chão ou cole recortes de papel na parede. Aproveite para combinar tamanhos e formatos diferentes. Essa diversidade dá um charme a mais!

Definidos os modelos e as posições na parede, certifique-se de que não há tubulações passando por ali. Ainda, caso prefira não correr riscos, você pode fazer a fixação dos quadros com fita dupla face — existem modelos específicos, de acordo com o peso do objeto.

Valorize seu gosto pessoal

Você merece que sua casa tenha a sua identidade, não é mesmo? Valorize a originalidade e crie ambientes únicos!

Se tem um perfil despojado e curte as tendências décor, foque nos temas vintage, industrial, elementos da natureza, música, cinema, humor, personagens famosos, cores vibrantes, entre muitos outros. Que tal cobrir uma parede inteira com sua composição? Inove!

Entretanto, se prefere algo mais convencional e romântico, explore os mosaicos, com fotos de viagens, família e amigos, imagens delicadas, cores suaves, mensagens de autores queridos, desenhos e recordações.

Inspire-se na Internet

A Internet é uma ótima fonte de inspiração, tanto por meio das redes sociais quanto pelas lojas especializadas. Essas ferramentas facilitam e muito para acertar na escolha da composição e ainda possibilitam comprar com comodidade.

E lembre-se: não se prenda a regras! Você pode misturar estilos e cores e, ainda assim, criar uma composição harmoniosa e linda!

Viu como escolher quadros não é uma tarefa tão difícil? Seja criativa e atente-se aos cuidados que asseguram a harmonia do ambiente. Agora, que tal encontrar os modelos perfeitos para a sua casa? Mãos à obra!