Um item da decoração de mesa que costuma causar muitas dúvidas de uso no dia a dia é o sousplat, um termo de origem francesa que significa “abaixo do prato”. A peça não tem apenas função decorativa, pois também é fundamental para atender a algumas regras de etiqueta e até mesmo para proteger a mesa ou toalha. Saber como usar sousplat é uma tarefa simples, que requer apenas atenção.

Seja na mesa de um restaurante ou mesmo durante um almoço em casa com convidados, usar esse item faz toda a diferença na composição final da decoração. O sousplat deixa qualquer mesa mais sofisticada e serve também para dar um toque pessoal na composição, já que pode ser usado em diferentes cores, padrões e texturas.

Abaixo, explicamos quais são as funções do sousplat, como usá-lo na decoração e as regras básicas para decoração de mesa. Confira!

Quais são as funções do sousplat?

Muitas vezes, o sousplat é confundido com o jogo americano, porém essas duas peças têm funções diferentes. Enquanto o primeiro está relacionado diretamente com a estética e também outras funcionalidades, o segundo serve apenas como uma base para pratos e talheres.

Uma das principais funções do sousplat é apoiar os pratos na mesa, evitando que as louças escorreguem. Além disso, ele funciona também como uma proteção, impedindo que porções de comida caiam sobre a mesa ou toalha. No momento da troca de pratos, o sousplat também é muito importante, pois ele não deixa com que a mesa fique “vazia” enquanto as novas louças não são colocadas.

Como usar sousplat na decoração?

Lembre-se: o sousplat é apenas um item de apoio e, por isso, nunca deverá ser servido nenhum tipo de alimento sobre ele. E como a peça será usada abaixo do prato, ela precisa ter dimensões maiores, para que suas bordas apareçam na decoração e também cumpram a função de proteger a mesa.

O sousplat pode ser encontrado em diferentes materiais, como metal, vidro, cerâmica, acrílico e até mesmo MDF revestido com tecido. No entanto, peças de metal e vidro podem escorregar e fazer barulhos. Nesses casos, a dica é colocar uma toalha de papel embaixo deles.

Para evitar acidentes, procure não deixar o sousplat muito perto da borda da mesa, deixando uma margem com cerca de 2,5 cm de segurança.

E como a peça faz parte da decoração da mesa, procure harmonizar suas cores e estampas com os demais componentes da mesa, como pratos, taças e copos.

Como devo organizar a mesa?

Embora o foco deste post seja o sousplat, o modo de organização da mesa é dúvida recorrente e que merece ser abordada aqui.

Seja para o almoço ou para o jantar, a mesa pode ser organizada da mesma maneira, seguindo uma ordem bem simples para disposição de cada item. Comece escolhendo a toalha ou jogo americano, pois os dois nunca devem ser usados juntos.

Depois, em cada lugar que será ocupado à mesa deve ser colocado o sousplat e, sem seguida, os pratos – que podem variar em quantidade de acordo com o cardápio que será servido.

O próximo passo é organizar os talheres, copos e/ou taças, de acordo com as bebidas disponíveis.

Não se esqueça dos guardanapos, que podem ser de papel ou tecido, sendo que a segunda alternativa é indicada para ocasiões mais formais. Vale a pena também usar outros itens de decoração, como velas, flores, entre outros.

Ficou inspirada com essas dicas sobre como usar sousplat? Então, não deixe de conferir esse modelo incrível disponível na nossa loja!