Você levou um tempão até escolher as cores certas para as paredes da sua casa e agora chegou o momento de pendurar quadros nelas. Mas atire a primeira pedra quem nunca ficou com pena de furar aquela parede novinha ou, ainda, com medo de errar o furo e deixá-la toda esburacada.

Saiba que, com as dicas certas, você vai aprender como pregar quadros sem causar estragos, colocar as peças da maneira correta e fazer composições. Ficou interessada? Então, continue lendo e dê adeus a todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Como pregar quadros sem errar?

O primeiro passo para ser bem-sucedida na hora de pregar seus quadros é planejar. Separe os materiais necessários, faça testes de localização com moldes de papel e saiba que não é preciso furar a parede caso não queira.

Separe os materiais necessários

A forma mais comum de se pendurar quadros nas paredes é usando prego de aço ou bucha e parafuso. Mas, como eles marcam, tendem a ser a opção mais definitiva de colocação de quadros.

Ao escolher o primeiro método, você vai precisar de um alicate para segurar o prego (evitando machucar os dedos) e um martelo. Já no caso da bucha e do parafuso, é necessário contar com uma furadeira para fazer o furo e, só depois, encaixar os dois itens.

Faça testes antes de furar

Antes de sair furando a casa, escolha os melhores lugares para fixar suas peças. Verifique se algum tipo de instalação hidráulica passa pelo lugar desejado para evitar problemas e vazamentos.

Caso a área esteja liberada, faça um teste antes. Recorte um molde no formato do quadro que deseja pendurar e fixe-o com fita adesiva. Assim, você perceberá se o local escolhido vai dar o impacto desejado (e se a posição e a altura estão adequadas).

Escolha os melhores lugares para seus quadros

Em uma sala, por exemplo, os lugares preferidos para se pendurar quadros são: acima do sofá ou em uma parede ampla, de destaque na casa. Mas as peças podem aparecer acima de racks, em salas de jantar, no quarto do casal e até em banheiros. A criatividade é o limite!

Calcule a altura ideal para colocar uma peça

Quadros que vão ficar acima de elementos precisam ser colocados a uma altura em que se crie uma harmonia, para que não esbarrem na cabeça de ninguém. O ideal é que se meça uma altura média de 1,60 m do chão até o centro do quadro, além de respeitar um espaço de 25 cm entre o sofá e o começo da moldura.

Saiba quais são as formas de fixar quadros

Se você não quer furar sua parede ou é o tipo de pessoa que adora mudar a decoração de lugar, saiba que a melhor maneira de fixar quadros é usando fita dupla face de alta resistência, do tipo 3M. Existe, ainda, a massa adesiva para pôsteres e molduras leves, que é facilmente aplicada atrás das peças e fixada na parede.

Outras possibilidades são os ganchos adesivos. Existe uma infinidade de opções que suporta os mais variados tipos de peso.

Como os quadros podem inovar seu lar?

Agora que você já sabe tudo sobre como pregar quadros, pode começar a ousar na decoração e arriscar, por exemplo, composições com peças de diferentes tamanhos. Essa tendência traz um clima de inovação ao seu espaço.

Outra opção é misturar cores e materiais. Um grande quadro colorido, cercado por alguns menores em tons de preto e branco, dá um grande destaque ao espaço e às peças. Fique de olho também nas molduras — que podem chamar atenção em certos quadros ou ser mais neutras em peças coloridas e com desenhos mais destacados.

Como vimos, não há mistério na hora de colocar um quadro na parede, mas você precisa dominar as técnicas certas para evitar transtornos. Com os materiais certos, fazendo testes e apostando em estilos arrojados de composições, sua decoração só pode fazer uma coisa: sucesso!

Curtiu nossas dicas? Que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e mostrar para seus amigos como pregar quadros nas paredes sem erro? Até a próxima!