Fazer compras pela internet é uma das facilidades da vida moderna: evita filas, elimina a dificuldade de encontrar lugar para estacionar, diminui o desgaste na procura pelo produto e pelo menor preço, entre outras vantagens. Além disso, as lojas online costumam parcelar o pagamento e é uma ótima opção para quem quer comparar preços.

Apesar da popularização do e-commerce, algumas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet — por medo de não receberem o produto, ou por acharem que a realidade não vai corresponder à foto, entre outras razões. Por isso, vamos dar algumas dicas para você poder comprar decoração online sem erro!

Busque informações sobre a loja virtual

Antes de concluir a compra, busque informações sobre a confiabilidade da loja virtual. Veja o site do Procon do seu município ou estado e consulte o Reclame Aqui para saber se há reclamações dos consumidores. Algumas lojas já possuem um espaço para comentários dos compradores no próprio site. Vale a pena gastar um tempo nisso.

É preciso, porém, ficar atento aos haters, que podem inserir comentários negativos sem fundamento. Por isso, recomendamos que você verifique se a reclamação é pertinente e se a loja deu retorno. As piores lojas não são as que recebem alguma avaliação negativa, o que pode ocorrer a qualquer uma, mas aquelas que não utilizam esse feedback para melhorar. 

Certifique-se de que o site é confiável

Todo site seguro possui um ícone com um cadeado. Desconfie de sites que são bloqueados pelo seu navegador sem motivo aparente. Leia as medidas que o site adota para garantir a privacidade e a segurança dos usuários e não forneça senhas de cartões ou informações que pareçam desnecessárias. Geralmente, apenas o código de segurança do cartão de crédito é solicitado na conclusão do pagamento.

Verifique as medidas e o material do produto

Pode parecer exagero, mas tem gente que compra um sofá ou estante sem saber se o móvel vai caber na sala. Portanto, sempre é bom lembrar: verifique as medidas na descrição do produto, bem como o material do qual é feito. Pela internet, você não consegue diferenciar vidro de plástico, por exemplo. Se a informação não estiver na descrição do produto, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente e sane suas dúvidas.

Analise a política de trocas

Mesmo após tomar todos os cuidados, é possível que você precise trocar o produto — portanto, leia sobre a política de trocas da loja. Em geral, o consumidor tem um prazo de 7 dias para a desistência da compra, além de poder trocar o produto até 30 dias após sua aquisição.

Desconfie de ofertas muito baratas

Fique com o pé atrás ao ver uma oferta com valor muito abaixo do mercado. Preste atenção na descrição do produto para saber se, por acaso, é usado ou está com defeito. Vale uma pesquisa para verificar se a mesma oferta se repete em outras lojas virtuais. Às vezes, o produto está fora de linha e a empresa está apenas liquidando o estoque.

Com essas dicas, você fica mais tranquilo em comprar decoração online, não é mesmo? Mas aqui vai uma última observação: ao finalizar o pedido, não se esqueça de guardar seus dados para conferência. Salve a tela ou anote o protocolo da operação, guardando o nome do site, os itens adquiridos, os valores e as formas de pagamento. Guarde, também, todos os e-mails trocados com o vendedor ou a loja. Essas informações serão fundamentais em caso de qualquer problema — atraso na entrega, por exemplo.

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