O uso das cores na decoração é uma das principais dúvidas de quem vai decorar a casa. Como combinar, evitar exageros, transformar e melhorar os ambientes a partir da escolha das cores? Todas essas perguntas surgem nesta hora.

Se você está passando por esse momento e não tem ideia de como começar, este texto é para você! Veja, agora, o que cada cor significa e algumas ideias de como usar os tons a favor do seu lar. Saiba que não há regras, o importante é saber harmonizar a decoração e deixá-la com o seu estilo

A energia do laranja 

No estudo da psicologia das cores, o laranja remete à alegria, ao entusiasmo e à energia. É uma cor jovial, que combina com ambientes modernos e, como se trata de uma cor quente, deixa o local mais aconchegante.

Porém, como é bem impactante, tome cuidado para não exagerar e deixar o ambiente muito “carregado”. Aproveite a modernidade do laranja em algum objeto com design arrojado, como uma cadeira, um banco, uma luminária ou algumas almofadas

A nobreza do roxo

Historicamente, o roxo está associado à nobreza. É uma cor elegante, mas que normalmente era usada em um tom mais para o vinho. Hoje, não há descriminação e todas as tonalidades são permitidas. Também transmite criatividade e estimula a atividade cerebral.

Use-o em uma parede do home office, por exemplo, para utilizar ao máximo suas características e combater os bloqueios mentais. Por outro lado, essa cor também pode dar um ar sexy ao quarto, a partir do uso em lençóis, colchas e almofadas.

A natureza do verde

Não é à toa que vemos tanto verde em hospitais e clínicas médicas. Associado à saúde e à natureza, essa cor alivia o estresse do dia a dia. Por isso, é importante ter plantas e objetos verdes dentro de casa. 

O verde combina com qualquer ambiente, desde a sala de estar à varanda, passando pelos quartos e pelo banheiro. No quarto infantil, em tons claros, é uma ótima opção para manter a tranquilidade de bebês e crianças.

A paz do azul

Se o verde acalma, o azul tranquiliza ainda mais. Basta sentar-se em frente ao mar ou deitar-se na grama, olhando para o céu claro, para ter certeza de que isso é verdade.

O azul também indica limpeza e transmite segurança. Pode ser usado em qualquer lugar e decoração. Aproveite para combinar várias tonalidades, do claro ao escuro. Porém, cuidado com o excesso, pois pode causar tristeza e depressão.

Tendências de cores na decoração

Se você gosta de ficar por dentro das tendências de decoração, saiba que a cor do ano, de acordo com a Pantone, é a ultra violet. É um tom de roxo, sobre o qual já falamos aqui, que estimula a criatividade e a imaginação. Outras opções em alta são: o laranja damasco, a terracota e o amarelo dourado. 

Afinal, na hora de combinar as cores na decoração, tenha em mente o círculo cromático. As cores próximas umas às outras são consideradas análogas e as opostas são complementares. 

Assim, uma combinação do azul com o laranja, que são complementares, pode ser uma boa opção. Ou, então, use uma paleta com matizes de uma mesma família como azul, azul-esverdeado e azul-arroxeado.

Quer saber mais sobre decoração? Que tal aprender, agora, como compor os quadros em toda a casa?