Escolher como decorar um ambiente é como definir as roupas do armário. Em ambos os casos, o que deve ser levado em conta é o seu gosto. Muitas vezes nós compramos ou ganhamos peças de decoração de estilos completamente diferentes, causando conflito visual e deixando o ambiente desordenado.

Assim, antes de escolher os itens para sua decoração, você precisa definir o seu estilo favorito. Alguns fatores podem ajudar nesse momento: gostos pessoais, a localização do ambiente, as cores presentes e o seu orçamento disponível. Independentemente das opiniões alheias, leve sempre em consideração a sua preferência.

Prefira peças versáteis, que sejam fáceis de combinar com outras e, caso você decida renovar a decoração no futuro, será simples. Continue conosco e aprenda mais sobre alguns estilos e objetos de decoração característicos de cada um deles!

Estilo moderno

Esse tipo de decoração é baseado em materiais modernos e avançados tecnologicamente como plástico, fibra de vidro, aço escovado e outros. As mobílias recorrem a formatos geométricos com linhas simples, retas ou arredondadas.

O que predomina no estilo moderno são tons claros e neutros nas paredes e tetos, deixando os pontos de cores para as peças de decoração.

Estilo retrô

Se você gosta de peças inspiradas no vintage, objetos que tenham uma história para contar e cores vibrantes, esse é o seu estilo. O retrô é capaz de combinar artigos da década de 60 com outros modernos criando tendência.

Seu ambiente pode ser composto por mobílias retas com ar de sofisticação, cores variadas e alegres, combinando com diferentes texturas e objetos.

Estilo Rústico

Na decoração rústica predominam os elementos campestres e caseiros. Ele é baseado na vida rural, longe da agitação urbana, e apresenta ambientes simples e acolhedores. As cores mais usadas nesse estilo são as de tons terrosos. Elementos de madeira e fibra natural são essenciais para compor esse ambiente.

Estilo minimalista

Valorizando a luz natural e tons neutros, o estilo minimalista adota somente o essencial para criar o ambiente. Preto, branco e cinza são as cores predominantes — o contraste fica por conta de objetos em tons ousados.

As mobílias seguem linhas retas, simples e elegantes. Os acessórios devem ser poucos e marcantes, equilibrando o espaço. Materiais como madeira, vidro e acrílico são os mais encontrados nesse estilo.

Estilo romântico

O estilo romântico é marcado por cores neutras em tons pastéis com variações de amarelo, azul, salmão, verde-água, areia e ocre. Com móveis e objetos de influência provençal, feitos de forma simples, que remetem aos estilos nobres, combina peças antigas e modernas.

Artigos como pratos, vasos, papéis de parede, cortinas com estampas florais e formatos delicados são essenciais na composição desse estilo — assim como mobílias estofadas com texturas delicadas e confortáveis.

Como vimos, definir a decoração que mais lhe agrada torna sua vida muito mais fácil na hora de decorar, permitindo que seu ambiente fique elegante e com a sua cara. Afinal, sua preferência pelos adereços definirá o seu estilo e gosto.

Alguns estilos podem conversar entre si, criando algo novo e exclusivo na sua decoração. Entretanto, tenha cuidado ao misturá-los.

Você gostou deste artigo? Então, siga a nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos exclusivos e ficar sempre por dentro das nossas novidades!