Decorar a casa é uma questão bastante particular. Algumas pessoas têm o seu próprio estilo de decoração e outras parecem não ter nenhum e só buscam tendências. Existem, entretanto, alguns tipos de decoração pré-definidos que podem servir como guia para aqueles que não entendem nada do assunto, e também para aqueles que buscam inspiração para inovar, dar uma nova cara à sala, ao quarto, à casa inteira.

E você, ainda não sabe em qual estilo de decoração investir? Veja nossas sugestões e inspire-se!

1. Clássico

A decoração clássica teve origem no século XX, em que reinavam os materiais nobres, como as madeiras de carvalho e cerejeira, os detalhes talhados e os rococós. Esse estilo combina com ambientes amplos, com pé direito alto.

Se antigamente ele priorizava os tons escuros, sua releitura para os dias atuais foca nos tons claros e no resgate dos papéis de parede com arabescos, flores delicadas e a presença do dourado. Na cozinha e no banheiro, não pode faltar o mármore, um grande clássico.

2. Moderno

Em contraponto ao estilo clássico, o moderno é minimalista, com linhas retas, uso de cores neutras, objetos metálicos e tecnologia. O que importa para quem opta por esse estilo é a funcionalidade, o que cada objeto pode trazer de praticidade para o dia a dia. 

O branco, o preto e o cinza são comuns em uma decoração moderna, que também se vale de sofás confortáveis, madeiras para esconder fios, e automação para que tudo funcione com um clique.

3. Retrô

O estilo retrô é, em si, uma releitura das décadas de 70 e 80. Ele usa e abusa das cores e das memórias afetivas, como o antigo rádio do seu bisavô ou a máquina de costura da sua avó. Tudo isso vira objeto decorativo.

Formas abstratas e geométricas são o padrão nesse tipo de decoração. A cartela de cores (bastante vivas!) abrange o rosa, o laranja, o amarelo e o azul. As peças originais que vão entrar na decoração retrô podem ser adquiridas em briques e brechós ou de marcas que resgatam e atualizam o estilo.

4. Rústico

O tipo de decoração rústica combina muito com casas de campo, que ficam em zonas rurais ou montanhosas. Não significa que você não possa trazer um pouco dessa rusticidade para a zona urbana também. 

Basta aderir aos tons de cores da natureza, como o marrom da terra, o verde e o vermelho-queimado. Opte por móveis de madeira, fibras naturais e mantas de lã nos sofás. A novidade nesse estilo fica por conta dos acabamentos envelhecidos aos móveis, além do uso de tecidos fofos e da chita (aquele tecido floral) na decoração em geral.

5. Boho

Um dos estilos que está em voga no momento é o boho, que busca referências no Oriente. Por ter influência cigana, hippie e étnica também, há uma forte presença de estampas coloridas, bem como de almofadas, cortinas e objetos exóticos.

Você pode deixar o ambiente bem requintado com esse estilo. Na hora de decorar, aproveite objetos trazidos de suas viagens, além de peças artesanais e esculturas.

Lembre-se de que mais importante do que seguir uma tendência é criar o seu estilo de decoração e saber fazer combinações. O que apresentamos aqui foi só uma amostra do que você pode fazer na sua casa. A regra mesmo é ousar e colocar suas referências na decoração.

Mas antes de dar uma repaginada no seu lar, confira nossas dicas de como comprar decoração pela internet e evite futuras dores de cabeça.