Quem nunca pensou em presentear alguém com uma caneca? Ou até a si mesmo? Elas são objetos que trazem um tom divertido para a rotina, com frases, figuras e desenhos que atraem o olhar. Uma tendência que está surgindo no mundo da decoração é o uso de canecas decorativas no ambiente.

Além de dar um toque especial ao cômodo, elas trazem uma enorme versatilidade, já que você pode escolher — e por que não, fazer! — aquelas que combinem com a decoração da sua casa, com um ótimo custo-benefício.

Ficou curiosa? Abaixo, separamos cinco estilos de canecas para você usar na decoração da sua casa. Confira!

1. Pequeno quadro-negro

O quadro-negro era muito utilizado nas salas de aula, mas isso não quer dizer que você precise abandoná-lo. Atualmente, há diversas decorações utilizando o quadro-negro como forma de alegrar o ambiente.

Capazes de trazer dinamismo para o cômodo, eles podem ser adicionados às canecas, criando um resultado agradável aos olhos. Mas como fazer isso? É muito simples! Basta pintar a caneca de cerâmica com uma tinta preta fosca.

Depois, espere o tempo de secagem e escreva com giz alguma mensagem inspiradora ou até algum desenho divertido! Nesse momento, explore a sua imaginação para decorar da forma que quiser, combinando com o seu apartamento.

2. Arte com esmaltes

Os esmaltes podem ser usados para criar pinturas abstratas em diversas situações, tanto nas unhas quanto em objetos. Usá-los em canecas pode criar uma arte única e expressiva. Além disso, você controla todo o processo, podendo adicionar mais tinta para ficar mais forte, ou montar uma decoração mais limpa, fazendo um composê com a decoração existente.

Para produzir, pingue a quantidade de tinta que você deseja numa vasilha com água quente, preferencialmente perto da água para o esmalte não afundar, evitando a não aderência da tinta. Se quiser, coloque mais de uma cor e depois faça movimentos giratórios com um palito para espalhar a tinta pela água.

Agora que você já tem a base pronta, é só colocar a caneca, aos poucos, na mistura e esperar secar. O esmalte vai aderir à caneca assim que você a colocar na água. Nesse momento, o ideal é usar canecas lisas que não tenham estampas fortes para não poluir demais a decoração.

3. Décor com caneta permanente

Assim como decorar a caneca com esmalte pode ser uma ideia divertida, usar canetas permanentes para escrever ou desenhar traz mais personalidade para o seu ambiente, além de ser fácil, prático e barato.

Para isso, escolha as cores de que você mais gosta e abuse da sua criatividade e inspiração para enfeitar sua caneca de cerâmica. Depois de pronta, leve-a ao forno a 180° por aproximadamente 30 minutos, assim o desenho ficará totalmente fixado. Você pode, ainda, finalizar com verniz para dar um toque profissional.

4. Detalhes esculturais

Você tem alguma caneca de que não gosta muito ou que usa pouco? Se a resposta for sim, saiba que você pode transformá-la criando uma nova forma, adicionando relevos e outros detalhes. Tudo isso sem precisar começar do zero.

Utilizando a cerâmica plástica, você adiciona os detalhes que desejar com muita facilidade, já que ela é parecida com a massa de modelar. Você pode criar uma caneca temática, como de animais. Isso gera inovação ao ambiente, trazendo recursos diferenciados e profissionais. Você pode encontrá-la em lojas de artesanatos e em papelarias.

5. Vasos

As canecas funcionam muito bem como pequenos vasos para suculentas e cactos. Só tome cuidado para deixar um espaço onde a água escorra, fazendo um pequeno furo no fundo da caneca com uma furadeira.

Se você não quer ter a preocupação com os cuidados diários das plantas, use flores artificiais. Aproveite para misturar diversas mudas e criar um pequeno espaço tropical, mesclando cores e elementos que combinem com a sua decoração atual.

As canecas decorativas estão em alta, criando tanto um ambiente sofisticado como divertido e descontraído. Agora que você já sabe como usá-las, é possível encontrar aquelas que mais se alinham com o que você busca em lojas virtuais, com um excelente custo-benefício!

E então, gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida sobre como decorar o seu apartamento? Entre em contato! Ficaremos felizes em ajudar.