Assim como a moda, o mundo da decoração também é movido por tendências, que a cada ano ganham mais importância entre aqueles que estão prestes a adquirir um imóvel ou mesmo fazer uma reforma. Por isso, mesmo que você não seja profissional da área, é interessante conhecer as tendências de decoração, justamente, para facilitar suas escolhas quando tiver que renovar a casa.

A decoração de um imóvel, ou mesmo, de apenas um cômodo, geralmente, envolve diversos assuntos. A combinação de cores, a escolha de um paisagismo que seja mais adequado para o ambiente, a quantidade de móveis e, até mesmo, o tamanho dos itens que farão a composição são detalhes que precisam ser muito bem planejados.

Então, para você que está pensando em decorar a casa ou fazer adaptações e transformações nos espaços que já estão prontos, separamos algumas dicas com as principais tendências de decoração para 2019. Confira!

1. Integração e funcionalidade dos ambientes

A integração de ambientes é algo que tem funcionado muito bem nas decorações dos últimos anos e tem tudo para continuar em alta. Na verdade, essa opção nada mais é que tornar um espaço mais amplo e funcional a partir da conjunção de dois outros que, naturalmente, seriam independentes.

Normalmente, as integrações ocorrem entre a sala de estar e a de jantar, deixando o cômodo mais espaçoso e confortável, tanto para quem mora na casa quanto para as visitas. Porém, essa não é uma regra e a integração pode ser feita entre outros cômodos também, tudo vai depender do tamanho do imóvel e do tipo de decoração que está sendo seguida.

2. Inspiração da cor do ano: Living Coral

Todos os anos, uma cor específica é escolhida como tendência a ser seguida em todo o mundo, tanto no campo da moda quanto na arquitetura e design como um todo. Quem faz essa seleção de cor é a empresa norte-americana Pantone, referência internacional quando o assunto é indústria gráfica.

Para 2019, a cor do ano eleita pela Pantone foi o Living Coral, que, como o próprio nome diz, foi inspirada nos delicados corais encontrados no mar. Isso significa que essa cor tem tudo para estar presente nas decorações de 2019, seja nas paredes, ou mesmo, nos detalhes de decoração como luminárias, quadros, vasos, entre outros artigos.

3. Plantas como protagonistas

Não há como negar que plantas e flores deixam a energia de qualquer ambiente melhor, não é mesmo? A boa notícia é que o paisagismo também estará em alta e tem tudo para valorizar qualquer ambiente, da sala de estar ao banheiro! Uma dica interessante para 2019 é apostar nas pequenas hortas que podem ser cultivadas dentro de casa, em um canto na cozinha, ou mesmo na sacada do apartamento.

Plantas tropicais também combinam tanto com ambientes internos quanto externos, só é preciso ter cuidado para escolher a opção mais adequada para cada tipo de ambiente. Lembre-se também que, além de seguir as tendências de decoração, sempre leve em consideração seu gosto pessoal, afinal, sua casa precisa ser confortável e agradável para você!

E para continuar acompanhando nossas dicas, curta nossos perfis no Facebook e Instagram!